A primeira domestic goddess

17 jun

Mrs Beeton: a dona de casa moderna dos 1800

Que Nigella, que nada! A primeira “deusa do lar” britânica atendia pelo nome de  Isabella Mary Beeton, autora de livros de economia doméstica e receitas na Iglaterra Vitoriana.

Seu livro, Mrs Beeton’s Book of Household Management, foi um sucesso editorial e combinava receitas e dicas para escolher os melhores ingredientes e de etiqueta. Mas ela não era a dona de casa experiente e vivida que se pode imaginar… Ouça um pouco mais sobre ela na BBC: http://bit.ly/9quUqM

Entrou no clima? Então fique aí com uma sugestão de Mrs. Beeton para o jantar:

Suflê de arroz

Ingredientes: 15 colheres de sopa arroz integral, 5 pints de leite, 25 ovos, açúcar de confeiteiro a gosto, essência de limão, baunilha, café, chocolate, ou o que prefeir, 5 pedaços de manteiga do tamanho de uma noz.

Modo: Misture suavemente o arroz com 20 colheres de sopa de leite, e coloque em uma panela com o restante do leite e manteiga, e mantenha no fogo mexendo durante cerca de 1/4 hora, ou até que a mistura engrosse. Separe as gemas das claras, bata o restante em uma bacia, e mexa junto com o arroz a açúcar suficiente para adoçar o suflê; mas acrescente esse último ingrediente tão frugalmente quanto possível, pois, quanto menos açúcar for usado, mais leve será o suflê. Agora bata as claras até que vire uma espuma rígida; misture-as com o restante da preparação, e coloque tudo em uma forma de suflê, e leve imediatamente ao forno; ase por cerca de 1/2 hora em forno moderado; retire, segure uma salamandra ou pá quente sobre o topo, polvilhe açúcar peneirado, e envie o suflê à mesa na forma em que foi assado. A excelência deste prato da moda depende inteiramente de se bater as claras de forma correta, do modo de assar, e e de como ela é transportada até a mesa. Suflês devem ser servidos assim que saírem do forno, ou eles vão afundar, e ser nada mais do que um vulgar pudim.

Tempo de preparo: 1/2 hora.
Suficiente para 18 pessoas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: